Abri este cantinho com um artigo sobre o novo livro de José Saramago, A Viagem do Elefante, a propósito da sessão de lançamento do livro, na qual estive presente. Acabei de descobrir um vídeo com excertos dessa sessão e, surpresa das surpresas, lá estou eu, exactamente aos dois minutos e trinta e um segundos, convenientemente escondido atrás de uma jovem linda, e digo-o porque é mesmo linda e não por ser minha filha, enquanto o escritor rubricava a primeira página do livro que trouxe para casa.
Fio de memória #1
-
As memórias puxadas por este fio foram gravadas há muitos anos, num tempo e
numa região em que se usavam termos que foram caindo em desuso. Felizmente
ou...
Há 15 anos
7 comentários:
Tenho que concordar com a Fenix :)
Beijocas
Os nossos filhos são os seres mais lindo do mundo, não é mamã babada! E tenho de concordar, obviamente! Parabéns!
E já agora, o livro é bom?!
Já tentei ler alguns do Saramago, nomeadamente o "Ano da Morte de Ricardo Reis" e o "Memorial do Convento", mas nunca os consegui terminar...
Beijinhos
Ahhhh pai babado!
... e com razão!
Fenix e Lize:
O pai está convenientemente escondido...
A Menina do Regador de Sonhos:
Obrigado!
Quanto ao livro, eu sou suspeito, porque gosto muito da forma de escrever do autor (li todos os romances dele!). De qualquer modo, considero que A Viagem do Elefante é um dos livros mais fáceis de ler dele (a minha mulher também nunca tinha conseguido ler mais do que umas quantas páginas de outros livros e acabou por devorar este em dois dias).
A escrita de Saramago pode parecer-nos complicada a princípio, essencialmente por causa do tipo de pontuação, mas há um truque que pode ajudar, dado pelo próprio autor. O truque é muito simples, lê em voz alta, como se estivesses apenas a ouvir alguém a ler. Vais ver que funciona.
Quanto ao Memorial do Convento, este é, em minha opinião o melhor de todos os livros de Saramago, mas os primeiros capítulos são, de facto um pouco massudos. Aqui o truque é "resistir" a esses primeiros capítulos, até ao aparecimento da personagem Baltazar. Depois o difícil é parar.
Também gostei muito do O Ano da Morte de Ricardo Reis, e estou certo de que teria gostado ainda mais se conhecesse melhor a obra e a vida de Fernando Pessoa.
mcf:
Obrigado! Por acaso não tens por ai um lençol que me possas emprestar para limpar a baba?... ;-)
Bigada pelo incentivo a ler o Saramago!
É sem dúvida um dos autores portugueses que mais tenho vontade de perceber e ler... vou aproveitar a dica e ver se começo por uma leitura mais ligeira, como este recente livro... Obrigada!
Quanto aos elogios: não tens de quê...
Beijinhos
Cultura em família :) ...muito bem ...:) ...não leio muito Saramago ..mas quem sabe um dia destes. :)
Enviar um comentário