quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Orgulho e a Vergonha

Diz o povo que “De promessas está o inferno cheio”. Maneira de dizer que o que realmente conta são as acções e não as promessas. E digo isto porque aqui ficou prometido, há já vários meses, um regresso que não tenho conseguido concretizar.

Não venho aqui hoje para cumprir a promessa, nem vou insistir no erro de a renovar. Venho apenas usar este cantinho para o Prazer de Opinar sobre um comentário que um representante português no Parlamento Europeu fez em relação às recentes declarações de José Saramago.

Aqui fica uma cópia da mensagem que deixei ao autor do referido comentário:

Senhor Deputado Mário David, a propósito do seu artigo onde toma posição a respeito das recentes declarações de José Saramago, não posso deixar de manifestar a minha opinião em relação ao que nele escreveu.

Independentemente de se concordar, ou não, com o que disse, Saramago fez uso do seu legítimo direito de cidadania, de liberdade de expressão e de liberdade religiosa, direitos inequivocamente consagrados na Constituição Portuguesa.

Orgulho-me de ter no meu País pessoas que não se inibem de manifestar a sua opinião, ou de dizerem em voz alta aquilo que consideram estar mal. Envergonha-me que um político, meu representante no Parlamento Europeu, manifeste publicamente, ainda que a título pessoal, um tão grande desrespeito pelas mais elementares regras da democracia do País que representa.

Se na classe política houvesse tanta seriedade e tanta coerência de princípios como aqueles que José Saramago tem manifestado, o Senhor Deputado Mário David apresentaria a sua demissão e renunciaria ao seu mandato no Parlamento Europeu.

E já agora, se não está satisfeito com as liberdades que este País concede aos seus cidadãos, o Senhor Mário David, que não merece o título de Deputado, pode fazer-nos a todos o favor de renunciar à Nacionalidade Portuguesa.

1 comentário:

Fenix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.