segunda-feira, 9 de março de 2009

Scolopendra Cingulata

Costumam chamar-lhe centopeia, mas não está correcto, pois embora não seja fácil contar o número exacto de pernas, não é difícil perceber que esse número está muito longe das cem.

Não é muito fácil fotografar estes bichinhos, pois normalmente são demasiado rápidos. Esta em particular estava adormecida debaixo de uma pedra e não acordou quando a levantei. É claro que aproveitei a rara oportunidade para "fazer o gosto ao dedo" e disparar uma boa série de fotos. Depois toquei-lhe com uma folha para ver se ela mudava de posição, mas uma vez acordada desapareceu num abrir e fechar de olhos.

As centopeias alimentam-se de outros insectos e de outros pequenos animais mais pequenos que elas. Apesar de não serem muito agressivas são venenosas. O veneno é semelhante ao dos escorpiões, ou seja, é bastante doloroso mas não é particularmente perigoso para os humanos, embora em alguns casos possa desencadear reacções alérgicas graves.

5 comentários:

Ianita disse...

Reacções alérgica muito graves mesmo! São bichos pessonhentos!! Que nojo!!!

Gosto menos delas que dos aranhões. Basicamente porque os aranhões se mantêm quietos enquanto vamos à rua buscar a vassoura e as centopeias não!!

Kiss :)

Fenix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Às vezes, em vez das 100 pernas da centopeia, gostava de ter 100 braços e mãos para conseguir fazer tudo o que gostaria de fazer e 24 horas... :)

Bela imagem, sim senhor!

Beijinhos

Anónimo disse...

só para esclarecer :D
uma centopeia pode ter entre 15 pares de patas e 150 !!!!
fantástico não é?
ainda ontem alguém perguntou se tinhas desistido das fotos, já vi que não

L!NGU@$ disse...

Olha que as centopeias podem ter bem mais do que 100 patas. Cem exactas é que nunca. Elas caracterizam-se por terem sempre um número ímpar de pares de patas, portanto o mais perto de 100 é 98 ou 102.

Ah, sei isto porque é o bicho que mais odeio à face da terra. Hehe!