sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Prémio...

A Fénix achou que os meus dois cantinhos (este e o dos Devaneios) eram merecedores de um prémio e por isso decidiu presentar-me com o prémio Nova Brisa. A verdade é que nunca tinha pensado nesta possibilidade de receber um prémio, pelo que este foi uma completa surpresa.

Seguindo a tradição associada a estes prémios, aqui fica o registo do prémio e a lista de blogues que me parecem merecer igual reconhecimento:

E porque acho que são mesmo uma verdadeira Nova Brisa aqui neste mundo virtual, passo o prémio aos seguintes blogues:

Mais uma vez, os agradecimentos à Fénix e a todos os que me lêem (um agradecimento especial para os que têm a paciência para ler os textos longos do Cantinho dos devaneios).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Araneus diadematus

Bem sei que este bichinho não reúne a simpatia da maior parte das pessoas, no entanto as aranhas são seres fantásticos e desempenham um papel extremamente importante no equilíbrio dos ecossistemas e no controlo das populações de outros insectos. E embora sejam venenosas, a verdade é que as espécies que podemos encontrar em Portugal são inofensivas, não só porque o veneno é demasiado fraco para nos fazer mais do que uma ligeira comichão, mas também porque as suas quelíceras são demasiado curtas e fracas para penetrar a nossa pele.

Eu acho-os seres fantásticos e belos!

Em Setembro último fui a um casamento na zona centro do país e descobri que o jardim do restaurante estava "cheio" de exemplares de Araneus diadematus, uma espécie muito comum em várias zonas da Europa. A maior parte das pessoas nem se apercebeu da sua presença, outras, tendo-se apercebido, fizeram-lhes má cara e procuraram manter-se longe delas, apenas uns poucos se deliciaram a apreciá-las.


Algumas crianças, apesar de terem mantido a distância, divertiram-se a atirar-lhes folhas para a teia, o que acabou por nos proporcionar a observação de um comportamento muito interessante. Embora na altura em que as folhas caíram na teia se tivessem mantido imóveis (bem, algumas foram de tal forma bombardeadas que trataram de fugir e de se esconder), alguns minutos depois foram fazer a limpeza, cortando a teia à volta de cada folha e deixando-a cair para o chão, para depois reconstruírem as partes destruídas da teia. Muito interessante de ver!


A característica distintiva desta espécie é o padrão de manchas em forma de cruz. Curiosamente podem apresentar várias cores distintas, desde o quase branco até ao quase preto. As próximas fotos são exemplo disso mesmo, apesar da grande diferença na coloração são ambas desta mesma espécie.


Estas fotos foram todas feitas no mesmo local, todos os exemplares são fêmeas (os machos são mais pequenos) e estão assim "grandinhas" (cerca de um centímetro de corpo e uns três centímetros se incluirmos as pernas) porque naquela altura do ano (Setembro) estavam quase na altura da postura dos ovos.

Outro facto curioso acerca desta espécie é que em 1973 duas exemplares, baptizadas de Arabella e Anita, foram levadas para o espaço como parte de uma experiência.

Mais informação sobre aranhas aqui.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

domingo, 25 de janeiro de 2009

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pescada com caril

Na quarta-feira fiz mais uma das receitas apanhadas nos blogues de culinária que costumo espreitar. Desta vez foi uma receita de Pescada com Caril, baseada nesta receita publicada pela Sónia Santos no seu blogue Cantinho dos Sabores (não, apesar de também ser um cantinho, e de eu já ter dois cantinhos, este e o dos Devaneios, nada tenho a ver com este dos Sabores, além de ser um leitor assíduo).

Em relação à receita da Sónia, usei tranches de pescada (daquelas que se compram congeladas), substituí a manteiga por azeite e usei natas de soja em vez das natas normais de leite. Também tinha pensado em colocar uns camarões, mas acabei por não o fazer porque me esqueci de comprar (não, não é um problema da idade, esta cabeça nunca funcionou lá muito bem... :-)). Apesar das alterações o aspecto ficou muito parecido com a foto da receita da Sónia, a qual tomo a liberdade de copiar aqui:

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bom presságio...

Nas terças-feiras, sempre que as responsabilidades profissionais o permitem, costumo usar a minha hora de almoço para ir ao ginásio para lá deixar algumas calorias e alguns decilitros de suor, e trazer de volta um pouco mais de saúde e de auto-estima. Mas sobre este assunto falarei noutra oportunidade, não foi isto que me trouxe aqui agora...

Antes de sair para o ginásio, ainda tive tempo de ler e comentar um post da Lita sobre o Obama. Neste post a Lita termina com um "Imagine there's no heaven..." numa referência à música Imagine do John Lennon. Sempre gostei muito desta música, em especial da letra!

Pouco depois cheguei ao ginásio mesmo a tempo de ouvir o último verso desta mesma música, "And the world will live as one", e os seus últimos acordes, no sistema de som do ginásio.

Não sou supersticioso e, ao contrário do que se poderia inferir do título deste post, acho que esta coincidência foi apenas isso, uma feliz coincidência... embora gostasse de acreditar na possibilidade da realização desse sonho expresso nesse último verso.

Deixo-vos a música em questão, a qual é, inquestionavelmente, mais um dos meus pequenos prazeres.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ainda os quatro pontos brancos...

Abri este cantinho com um artigo sobre o novo livro de José Saramago, A Viagem do Elefante, a propósito da sessão de lançamento do livro, na qual estive presente. Acabei de descobrir um vídeo com excertos dessa sessão e, surpresa das surpresas, lá estou eu, exactamente aos dois minutos e trinta e um segundos, convenientemente escondido atrás de uma jovem linda, e digo-o porque é mesmo linda e não por ser minha filha, enquanto o escritor rubricava a primeira página do livro que trouxe para casa.


O viajante

A segunda parte da viagem...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Rolo de bacalhau com broa

Ainda aqui não tinha falado sobre o prazer de comer. Ao contrário do que se poderia induzir desta falta de posts sobre o assunto, este está longe de ser o menor dos meus pequenos prazeres, e disso mesmo é testemunha, silenciosa, a balança que costuma habitar a casa de banho local, e que ultimamente tem andado escondida, talvez por se ter cansado de dar más notícias.

Hoje fiz esta receita publicada pela Manuela no seu blogue Delicias e Companhia. Cá em casa todos gostaram e é para repetir mais vezes.

Na próxima vez vou fazer algumas pequenas alterações. Um pouco menos de azeite e a introdução de alguns legumes. Depois dou conta dos resultados.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A última aula

Ainda antes do Natal uma Amiga ofereceu-me este livro, o qual terminei de ler precisamente nas férias de Natal.

O autor, Randy Pausch, professor universitário em Carnegie Mellon, soube em 2007 que estava condenado à morte por um cancro no Pâncreas. No tempo de vida que lhe restava, em vez de se deprimir e de se lamentar pela sua sorte, procurou ser feliz e viver intensamente os dias com a mulher e os filhos.

Teve ainda tempo para dar uma última aula na universidade, que pode ser vista na sua página web (aqui), e para escrever este livro que, nas suas palavras, deixa como legado aos seus filhos, um legado de que todos podemos tirar partido.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Requiem

Costumo dizer que a música é uma forma de arte excepcional, no sentido de que não nos exige exclusividade na sua apreciação. A apreciação de uma obra de qualquer das restantes formas de arte exige que lhe dediquemos toda a nossa atenção, no entanto podemos apreciar uma boa música enquanto fazemos outras coisas e, em muitos casos, esta pode mesmo contribuir para um melhor desempenho de outras tarefas.

Mas lá diz o povo, com razão, que não há regra sem excepção... Nunca consegui ouvir o Requiem de Mozart sem lhe dedicar toda a minha atenção. Nas vezes que tentei ouvi-lo enquanto fazia outras coisas, acabei sempre por ver a minha atenção completamente monopolizada, involuntariamente, pela audição desta obra excepcional.

Já anteriormente tinha colocado um artigo sobre o Requiem (Lavagem no Cantinho dos Devaneios) hoje deixo-vos um excerto.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Amélie

Um filme leve e divertido, com uma banda sonora excepcional de Yann Tiersen.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Rei Pescador

Um filme que revi recentemente e que também está no top+ das minhas preferências: